jueves, 28 de agosto de 2008

Assunto do (meu) dia

28/08/2008 - Prefeitura assina protocolo de intenções para irmanamento com cidade argentina

Nesta sexta -feira, dia 29, o prefeito Fernando Pimentel e o prefeito da cidade argentina de La Plata, Pablo Bruera, assinam, no Gabinete (avenida Afonso Pena 1.212, 2º andar), protocolo de intenções para o irmanamento entre as duas cidades. O prefeito, acompanhado de comitiva formada pelo secretário de Governo, Mário Rodriguez, e pelo consultor em opinião pública Jorge Acevey, iniciou, nesta quinta-feira, uma visita a Belo Horizonte para conhecer as políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura na capital mineira e estreitar o relacionamento entre as duas cidades.

A assinatura do protocolo de intenções para que Belo Horizonte e La Plata se tornem cidades-irmãs consolida o processo de cooperação e intercâmbio buscado pelos dois governos e a visita da comitiva argentina, de acordo com o secretário municipal de Relações Internacionais , Rodrigo Perpétuo, é um marco importante na construção dessa parceria.

Depois de apresentado às políticas públicas desenvolvidas em Belo Horizonte durante reunião com integrantes da equipe de governo, o grupo argentino visitou as obras do programa Vila Viva no Aglomerado da Serra, na região Centro-Sul. O prefeito de La Plata afirmou que pretende utilizar as experiências da capital mineira na sua cidade. Nesta sexta -feira, a comitiva irá conhecer o Centro Metropolitano de Especialidades Médicas, no bairro Santa Efigênia.

Políticas Públicas

O Orçamento Participativo (OP), com destaque para o OP Digital, foi um dos programas apresentados à comitiva argentina. A secretária municipal adjunta de Planejamento, Ana Luiza Nabuco, explicou como funciona o OP e ressaltou que Belo Horizonte é uma das cidades brasileiras onde a experiência de orçamento participativo é mais duradoura. "São 15 anos de Orçamento Participativo e, ao longo desde anos, foram inseridas novas propostas". Ana Luiza salientou que, hoje, a cidade conta com três modalidades de OP: Regional, Habitação e Digital. "Em vez de substituir um processo por outro, a Prefeitura agrega novas ações e modelos que permitam ampliar a participação da sociedade como um todo , o que fortalece o OP", afirmou.

O coronel Genedempsey Bicalho apresentou a experiência da Guarda Municipal, implantada na cidade desde 2003. O presidente da Prodabel, Pedro Ernesto Diniz, e o assessor Carlos César Morais demonstraram o programa BH Digital, que tem por objetivo promover a inclusão digital e disponibilizar o acesso gratuito à internet para a comunidade. As ações do Vila Viva, de urbanização de vilas e favelas, foram detalhadas pela coordenadora executiva da iniciativa no Aglomerado da Serra, Patrícia de Castro. Além de qualificar o ambiente, as intervenções promovem um trabalho educacional junto aos moradores.

Na área da saúde, conforme destacou a secretária municipal adjunta da pasta, Maria do Carmo, a missão é cumprir os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), aprimorando o atendimento à população . Ela assinalou que, atualmente, a Rede Municipal conta com 146 centros de saúde, sete Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e mais de 40 hospitais conveniados. Encerrando as apresentações, a secretária municipal interina de Políticas Sociais, Elizabeth Leitão, fez um relato das ações sociais realizadas pela Prefeitura, destacando o programa BH Cidadania e os Restaurantes Populares.

La Plata

Capital da província de Buenos Aires, La Plata é considerada a cidade com maior número de museus, locais e monumentos históricos da província de Buenos Aires, além de ser a mais populosa - 599 mil habitantes, sendo a densidade populacional de 585 habitantes por quilômetro quadrado - e desenvolvida da Argentina. Com área de aproximadamente 940 quilômetros quadrados, La Plata fica a 57 quilômetros da cidade de Buenos Aires . A moeda oficial é o peso argentino, a língua oficial o espanhol e o regime político é o presidencialismo.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte
Colaboração: Olavo Duarte

No hay comentarios.: